A Saúde em Contagem segue avançando com a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Contagem. Na sexta-feira (8/11), o secretário de Saúde, Fabrício Simões, visitou as obras da nova unidade que está sendo concluída em parceria com a PUC Minas Contagem e, em breve, irá beneficiar cerca de dez mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem na região.
Com aproximadamente 1000m² de área construída, a nova UBS terá dez consultórios médicos e dois consultórios odontológicos, além de salas de imunização, de expurgo, de procedimentos, de esterilização, de curativos, de cuidados básicos, de coletas, do agente comunitário de saúde, de administração e gerência. Além de escovário, copa, arquivo, almoxarifado, plataforma elevatória, instalações sanitárias, recepção e sala de espera.
“Nosso objetivo é garantir, cada vez mais, qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Contagem. Estamos empenhados em ampliar estruturas, modernizar e aumentar a capacidade dos nossos serviços pensando no bem-estar dos pacientes e também dos profissionais”, afirmou Fabrício Simões.
Além de conferir o andamento da obra, que está dentro do cronograma de execução, durante a visita
as próximas etapas do projeto foram apresentadas e detalhadas - Fotos: equipe SMS/PMC
De acordo com o engenheiro civil Márcio Magalhães, as obras estão mantendo o cronograma de execução. “A estrutura básica da unidade foi finalizada no início do mês de outubro. A cortina de contenção fundo e os muros das divisas laterais também já estão prontos. A alvenaria do subsolo e pavimentação do térreo estão em fase final, com 90% do serviço executado, e a estrutura metálica com 70%. A alvenaria de cobertura está 80% pronta e a do segundo pavimento 30% pronta. A instalação da parte elétrica foi iniciada”.
A construção do novo equipamento é um sonho antigo da região, como reforçou o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista. “A UBS Nova Contagem é uma obra muito esperada pela população. Será uma das mais modernas unidades de Saúde da região e do município. A nova unidade irá proporcionar mais qualidade de vida para mais de dez mil usuários. Um ganho enorme para a comunidade de Vargem das Flores”.
Gláucia da Silva Vieira é usuária do SUS e diz estar acompanhando de perto a obra da Prefeitura de Contagem em parceria com a PUC Contagem. “Sinto-me muito satisfeita e realizada, pois o projeto saiu do papel e está ficando muito bem feito. Era um sonho e está se tornando realidade. Em breve, teremos atendimento em um local estruturado, que trará um ambiente de trabalho digno para os profissionais das equipes, e nós só temos a ganhar com a implantação. A comunidade agradece a todos os envolvidos”.
Para a gerente do Distrito Vargem das Flores, Lisandra Gomes, no terreno, existia uma UBS que, anos atrás, foi demolida e, desde então, a população vem aguardando a construção de uma nova unidade. “É um marco muito importante, um grande sonho da nossa comunidade, que aguarda há mais de dez anos por essa obra. Em parceria com a PUC, a Prefeitura vai trazer para Nova Contagem uma unidade de saúde bem equipada, com uma infraestrutura moderna, que permitirá um atendimento de saúde mais completo e eficaz. Este é um investimento importante para o fortalecimento da saúde pública aqui em Vargem das Flores e vai trazer mais conforto para nossos profissionais e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse a gerente do Distrito Vargem das Flores, Lisandra Gomes.
Parceria e investimento
A UBS Nova Contagem será implantada por meio da contrapartida do curso de medicina da PUC Contagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos do curso de medicina do Campus Contagem fazem a parte prática da graduação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades, Hospital Municipal e Centro Materno Infantil. O valor estimado de investimento é de aproximadamente R$ 6 milhões.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, ressaltou que essa parceria entre a Prefeitura e a Instituição tem trazido resultados positivos para o município. “A saúde é subfinanciada pelos governos estadual e federal, e as saídas que encontramos são essas parcerias para que a gente, de fato, possa gerar melhor qualidade na assistência. E essa parceria tem trazido grandes retornos para o município”, concluiu.